segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Castelo de Torres Vedras — Centro de Interpretação

     Em dia de feriado municipal, dia de S. Martinho, integrei-me na visita guiada ao Castelo de Torres Vedras (15 h) e assisti à inauguração do Centro de Interpretação do Castelo de Torres Vedras (15 h. 30 min.).

     Antes de entrarmos no Centro de Interpretação, a senhora vereadora da Cultura, Dr.ª Ana Umbelino, disse as necessárias palavras esclarecedoras sobre o que ali nos trazia a todos, na presença dos senhores presidentes, da Câmara Municipal, Dr. Carlos Miguel, e da  Assembleia Municipal, Dr. Alberto Avelino, e de outras entidades com funções de direcção, actuais e antigos.
  
     No torreão manuelino, deparamo-nos com uma exposição permanente, sendo exibidos painéis informativos sobre várias épocas e acontecimentos históricos que se ligam ao castelo de Torres Vedras, bem como achados arqueológicos encontrados no recinto por ele ocupado. Muito bem concebido e realizado, o vídeo que é oferecido ao visitante, quer pelas imagens de mapas, plantas, desenhos, quer pelo que nos vai sendo dito, tudo tendo fazendo nascer o desejo de o adquirir, se possível. Ficámos no entanto a saber que irá «sair» uma pequena publicação ou brochura com o essencial da informação. 

     Tivemos a impressão,  e nisso fomos confirmados por um amigo, de que o recinto do castelo é muito dependente e marcado pela acção de D. Manuel I, com a reparação da cerca oval, a construção do Palácio dos Alcaides. O segundo piso, com as salas nobres, era residência do alcaide-mor. À entrada do castelo, a esfera armilar, na faixa oblíqua que a envolve, ostenta as letras (mal se percebem?) 

M       O        R        E


que significarão

Manuel Orbis Rex Est

Manuel é rei do orbe (= mundo, o círculo ou roda do mundo).   

NB -- Clicando nas imagens, vê-se em ecrã inteiro.




























     *

Desdobrável facultado ao visitante;
uma folha A3, dobrada duas vezes.





*





Sem comentários:

Enviar um comentário