segunda-feira, 7 de julho de 2014

Na Ordasqueira

            Domingo, 06-07-2014
Aproximam-se os festejos em honra de Santo Amaro e hoje, para antecipá-los um pouco, passei pela Ordasqueira. Idos do Sarge, deixa-se a Estrada Nacional n.º 115-2 e entra-se logo na Rua do Faceira, que só termina na Ordasqueira, onde abre em dois ramos, um, mantendo o nome, à direita, e o outro, seguindo em frente e passando a chamar-se Rua da Liberdade. Esta ideia de assim nomear estradas, aqui, como noutras povoações onde se aplica para a mesma situação o nome de Rua Principal, deve partir de mentes planificadoras, aspirando à urbanização integral do planeta. Ponho uma reserva: a culpa será do Google Earth, em que agora me apoio?
Seguindo pela Rua da Liberdade, continuamos pela extensa Rua dos Lavadouros, em boa parte marginada por campo e muros. Atravessada a Estrada Nacional n.º 9, revisitámos, da outra banda, a capela de Santo Amaro, em «rua» homónima que nos levaria em direcção às minas de sal-gema e Quinta de Macheia. Esta capela oferece lugar de culto à população de Ordasqueira e é sob a tutela benevolente de Santo Amaro que os festejos dos próximos dias 11, 12 e 13 de Julho decorrerão.
Regressámos à estrada nacional, e pelo acesso mais perto de Torres Vedras, ruas Conceição Barbosa e Principal, Largo Primeiro de Maio, chegámos ao Parque Verde, preparado já para o arraial. Um pequeno passeio pelas redondezas, as vinhas, o rio, o Lar de Nossa Senhora do Carmo, a que se chega pela Rua do Rio Pequeno. Na volta, concluída a visita, por hoje, olhamos à direita para a Quinta do Rio Pequeno, de que se pode ver a entrada, um pouco mais acima.

 O Parque Verde




Ao fundo, do lado direito, edifício da Quinta do Rio Pequeno

Os sempre lindos papéis coloridos em forma de triângulo. Simples, de grande poder sugestivo.
É a festa!

*

À beira do Rio Pequeno

Muro de grandes pedras, ao fundo, para delimitar e segurar a vinha


Junto ao muro, sebe em construção

Avista-se o Lar de Nossa Senhora do Carmo



 
A Rua do Rio Pequeno começa no Largo 1.º de Maio e termina no Lar de N.ª Sr.ª do Carmo.
Continuando pela estrada de alcatrão, chega-se à Estrada Nacional n.º 9, junto do entroncamento para Matacães.

 O Lar de N.ª Sr.ª do Carmo, visto do lado do rio

 O Rio Pequeno, na direcção jusante

Na mesma direcção

Para o lado de lá da estrada nacional n.º 8, corre o rio

A direcção montante

Em frente, Lapas Grandes e Monte Redondo
Os rodados no chão, mostram o caminho de Matacães,
pela estrada de campo.

O mesmo

 Passagem, actualmente não usada

O rio


Sem comentários:

Enviar um comentário