domingo, 16 de julho de 2017

Campelos, Largo de Santo António

«Já que me não querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes»

14 de Julho, 6.ª-feira
Passagem por Campelos, umas duas horas ou mais...
No café e pastelaria Flor estive uns momentos...
Detive-me apenas no Largo de Santo António, mais propriamente no adro, chamado ainda antes do apelo da igreja, onde não entrei, mas pelo de Santo António, sentado no banco de pedra, olhando para um rapaz que o ouve respeitosamente, em atitude de vénia, pedindo talvez desculpa pelos que não quiseram as suas palavras em Arimino (Rimini - Itália) e por pouco não lhe tiravam a vida. No chão, o menino pode ver na calçada portuguesa os peixes do milagre de Santo António contado por Vieira. Dele logo me lembrei.
«Vós sois o sal da terra», disse Cristo aos Pregadores. Santo António quer e é mais. «Os outros Santos Doutores da Igreja foram sal da terra, Santo António foi sal da terra, e foi sal do mar.»
O sermão foi pregado em S. Luís do Maranhão no dia da festa de Santo António, em 1654, perante colonos que se podia equiparar aos de Rimini... Três dias depois, António Vieira embarca para o reino às escondidas («a furto»).
A melhor maneira de pregar nas festas dos santos não é pregar deles, mas como eles... — disse o grande orador.
Lembrei, também, o amigo que nos deixou há pouco. O Luís Duarte vivia em Campelos. Reconheci a casa ao passar por ela, bem perto do café Flor. 
Ver, também, aqui. 

O Santo e o Rapaz







***


Placa toponímica fixada na parede da
igreja, no canto direito de quem olha (Àesquerda) 

 Inscrição votiva do povo de Campelos ao seu padroeiro (À direita)
                                           
                                                                               

A aproximação ao largo



Na peanha da cruz está inscrito o ano – 1910 – da inauguração e consagração da capela, em 13 de Junho, dia de Santo António O adro era o lugar das festas e havia um pequeno coreto. O relógio mecânico não dá horas; oxalá possa ser em breve arranjado.

Pormenores da frente da igreja e da torre












Alçado lateral  e posterior da igreja; a Avenida do Comércio...


Avenida do Comércio vista na direcção de Torres Vedras


Estas duas fotografias foram tiradas, uma, no Largo de Santo António, deixando a igreja atrás, a outra, na Avenida do Comércio, ao lado da igreja e com vista para os campos.
***

Sem comentários:

Enviar um comentário